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terça-feira, 1 de março de 2011

Neste carnaval Revise!

Antes de viajar revise o seu veículo!

Época de férias exige atenção redobrada com o carro para não ficar parado na estrada antes mesmo de a viagem começar

Por Ayslan Garcia | 01 março 2011



Quando o carro é novo, é mais comum fazer revisão. Depois, as pessoas vão abandonando a prevenção e a concessionária para arrumar o carro apenas quando ele apresenta defeitos. E, claro, passam a levar naquele mecânico da esquina, que já acompanha seus carros há alguns anos. Mas é importante fazer alguma coisa, seja na autorizada ou ali na oficina da esquina, principalmente antes de viajar. 

Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos de automóveis da Ford, diz que se o motorista faz as revisões preventivas, não é necessário fazer nada antes de viajar. “Quando a pessoa leva o carro periodicamente, a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses (o que vencer primeiro), não precisa se preocupar, pois ainda está dentro do prazo de validade da revisão”. 

Revisões na autorizada
Nas revisões, são feitas a troca de óleo, filtro e inspeção do veículo, para avaliar as condições gerais, como motor, correrias, freios e equipamentos de segurança. “Quando o carro é novo, na primeira revisão, é visto apenas alguns itens. Depois, na de 20 mil, a inspeção é mais demorada: além de trocar óleo e filtros, se for flex, substitui-se o filtro de combustível, e começa a ver outros itens”

Em qualquer inspeção, os itens básicos de segurança são sempre analisados, seja qual for a quilometragem do carro e independentemente de onde a verificação será feita. “Além dos itens que eu já mencionei, é preciso sempre verificar o estado da palheta do para-brisa, se os faróis e lanternas estão funcionando e regulados, e o estado das pastilhas de freio”. 

Garantia do carro
Uma outra dica de Reinaldo é que as pessoas devem ficar atentas ao período de garantia de fábrica do automóvel. “As pessoas costumam fazer as revisões gratuitas, dependendo da garantia, e só pagam o filtro e o óleo. Se alguma peça estiver danificada e o carro está na garantia, ela será substituída sem custo, se o problema não for oriundo de mau uso”. E, atenção, não desperdice a garantia. Alguns carros têm dois anos, três e até cinco anos. Aproveite!

Reinaldo faz um alerta. “Se você mexer e afetar o veículo, perde a garantia daquele componente. Se colocar um turbo, afeta o motor, a transmissão. E aí perde a garantia. Mas não do carro todo. Só do que puder ter sido afetado por ele. Se queimar a lanterna não perdeu.

Revisão é importante
Alguns detalhes podem ser verificados em casa, porém, só um mecânico poderá perceber se há vazamentos ou peças desgastadas a ponto de quebrar, ainda mais se você for pegar estrada. “Na revisão, o especialista faz testes que seriam impossíveis fazer em casa, como levantar o carro para saber se não houve nenhuma pancada que possa ter danificado algum componente”.

Hoje, de acordo com o especialista, os carros não param na rua tão facilmente. “Por causa da tecnologia, o carro, normalmente, só dá problemas se o proprietário não tiver os cuidados básicos”. E é por isso que ele recomenda uma revisão. “Um pequeno vazamento pode não ser visto e estraga sua viagem. E aí tem que chamar um guincho, às vezes esperar mais de um dia para a chegada da peça, pois está no meio do nada... É muito desagradável. A pessoa perde um dia de férias por causa de uma besteira”. 

Para quem não faz revisão
Se você não vai levar seu automóvel nem na concessionária ou no mecânico, tome, ao menos, os cuidados mínimos. “Observe o nível de água e de óleo. Mas, além disso, desconfie se esses níveis estiverem muito baixos. Às vezes, não basta completar. Pode haver algum vazamento”. E ele dá um bom exemplo. “É comum o nível de água estar baixo por causa de uma tampa do compartimento trincada. Uma peça dessas custa R$ 20. E se não for trocada, pode fundir o motor”. Outra dica é ficar atento aos sinais do carro. “Não despreze os barulhos que ouvir. Vá ver o que é, ainda mais antes de viajar”, aconselha ele. 

Quanto custa
“A orientação é evitar surpresas. Se o dono do carro não está acostumado a levar numa autorizada, sem problemas. É só levar no mecânico de sua confiança”, diz ele. “Na concessionária, se o carro estiver na garantia, uma revisão simples custa por volta de uns R$ 100, para trocar os filtros e o óleo”. 

Caso não esteja, Reinaldo garante que o preço não é de assustar. “Fique de olho nas promoções, pacotes de revisão, para pagar parcelado. Não custa ligar na autorizada e perguntar quanto custa. Se não quiser, não leva. Mas o motorista pode acabar vendo que o preço é bom e valer a pena levar o carro na autorizada”.

Segundo ele, é um mito que a concessionária cobra muito mais. “A montadora tem um volume alto de compra. Muitas vezes, tem preços bem melhores do que o mecânico da esquina”. E ele comenta outra vantagem. “Os melhores mecânicos são treinados pela fábrica. Tem o equipamento que a fábrica recomenda e usa a peça original”. 

Contudo, mesmo assim, ele assume que há vantagens nas oficinas menores. “Mecânico da esquina também é bom. Se ele for da sua confiança, você sabe que peças ele vai usar e até te dá facilidades que uma grande empresa não pode dar, afinal, o cara é seu amigo”.

SE FOR VIAJAR, REVISE!

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