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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SÃO PAULO 547 ANOS

25 de Janeiro de 1554, nascia nesta data a cidade denominada São Paulo.



“A felicidade anda a pé
Na Praça Antônio Prado
São 10 horas azuis
O café vai alto como a manhã de arranha-céus
Cigarros Tietê
Automóveis
A cidade sem mitos”
Oswald de Andrade, Poesias reunidas.



Vista da Rua da Liberdade rumo ao centro, em ponto próximo à praça de mesmo nome, c. 1937
Crédito: Claude Lévi-Strauss


“São Paulo é a cidade que mais cresce no mundo”, dizia o slogan das comemorações do IV Centenário, em 1954. A transformação urbana se deu em ritmo acelerado: a verticalização do centro com novos edifícios, o crescimento dos bairros e a expansão dos subúrbios. Ao longo das ferrovias apareceram novas cidades: Cidade Patriarca, Itaquera, Itaquaquecetuba. Trens, bondes, eletricidade, telefone, automóveis, rodovias, avenidas, arranha-céus inseriram, definitivamente, a cidade de São Paulo na era da modernidade. “Tudo vai se congestionando rapidamente”, alerta matéria de jornal.


Em 1950 começava a chegada das primeiras indústrias de automóveis.



Novas estradas construídas na década de 1940, como a Via Dutra e a Via Anchieta, propiciaram a formação de núcleos urbanos e industriais, densamente populosos, como Guarulhos e São Bernardo do Campo.

Na década de 1930, 1 milhão de pessoas moravam na cidade; em 1950, esse número dobrou. Três anos depois, São Paulo se tornaria a primeira cidade do Brasil com 2,7 milhões de pessoas. Em 1960, esse número atingiria 3,7 milhões, segundo a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A.).

Palacete Prates, no Vale do Anhangabaú (acima), e outros edifícios do centro da cidade, na década de 1950; os mais altos são, em direção ao fundo: Martinelli, Sampaio Moreira e Altino Arantes (Banespa), mais à direita
Crédito: Alice Brill


Um relatório feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego ) aponta que a frota da capital cresceu 43,2% entre 1997 e o ano passado (2010). No mesmo período, o aumento da população foi bem menor, de 8%. A cidade possui atualmente um índice de 61 veículos para 100 habitantes. Já o sistema viário paulistano cresceu de 13 mil quilômetros para aproximadamente 16 mil quilômetros desde 1976.

São Paulo possui:

875.887 Ciclomoto, motoneta, motociclo, triciclo e quadriciclo

705.151 Micro ônibus, camioneta, caminhonete e utilitário

5.093.169 Automóvel

42.079 ônibus

159.354  Caminhão

72.628 Reboque e semi-reboque

6.482  Outros

TOTAL6.954.750

Dados autuais de Dezembro de 2011

Por Ayslan Garcia | 25 - 01 - 2011


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