Diesel responde por 53%
da emissão de
gás carbônico no trânsito
no Brasil
Gasolina emitiu 26% do gás, diz primeiro inventário nacional de emissões.
Frota de veículos no país foi de 9,3 milhões em 1980 para 38,2 em 2009.
O primeiro inventário nacional de emissões veiculares mostra que a grande participação desse derivado do petróleo nas emissões de gases que provocam o aquecimento global tende a se manter: em 2020, deve ser responsável por 49% das emissões do gás.Para reverter essa situação, especialistas que participaram da elaboração do relatório afirmam que o país não pode apenas centrar sua preocupação em substituir a gasolina pelo álcool, com os carros flex. "A troca é importante, mas não resolverá o problema", diz André Ferreira, diretor-presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). O álcool também emite gases-estufa, mas a cana-de-açúcar compensa parte importante dessas emissões ao absorver gás carbônico.O diesel tem outro problema no Brasil: possui alta concentração de enxofre, que é bastante prejudicial para a saúde da população. Já deveria estar em uso desde 2009 no Brasil um diesel de melhor qualidade e menos poluente, mas houve um adiamento da medida. Segundo a Petrobras, a partir de janeiro de 2012 o diesel com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre será distribuído em postos selecionados de todo o país, para uso em veículos novos. Em 2013, passará a ser fornecido o diesel com 10 ppm.A frota do Brasil (carros de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas) passou de 9,3 milhões de veículos em 1980 para 38,2 milhões em 2009 - aumento de 310,7%. As emissões de gás carbônico do transporte rodoviário passaram de 65 milhões de toneladas para 167,1 milhões de toneladas (aumento de 156,6%).Em 2020, a expectativa é de que a frota chegue a 48,7 milhões de veículos e o setor de transporte rodoviário emita 267,5 milhões de toneladas do gás.via: G1
Diesel responde por 53%
da emissão de
gás carbônico no trânsito
no Brasil
Gasolina emitiu 26% do gás, diz primeiro inventário nacional de emissões.
Frota de veículos no país foi de 9,3 milhões em 1980 para 38,2 em 2009.
O primeiro inventário nacional de emissões veiculares mostra que a grande participação desse derivado do petróleo nas emissões de gases que provocam o aquecimento global tende a se manter: em 2020, deve ser responsável por 49% das emissões do gás.
Para reverter essa situação, especialistas que participaram da elaboração do relatório afirmam que o país não pode apenas centrar sua preocupação em substituir a gasolina pelo álcool, com os carros flex. "A troca é importante, mas não resolverá o problema", diz André Ferreira, diretor-presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). O álcool também emite gases-estufa, mas a cana-de-açúcar compensa parte importante dessas emissões ao absorver gás carbônico.
O diesel tem outro problema no Brasil: possui alta concentração de enxofre, que é bastante prejudicial para a saúde da população. Já deveria estar em uso desde 2009 no Brasil um diesel de melhor qualidade e menos poluente, mas houve um adiamento da medida. Segundo a Petrobras, a partir de janeiro de 2012 o diesel com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre será distribuído em postos selecionados de todo o país, para uso em veículos novos. Em 2013, passará a ser fornecido o diesel com 10 ppm.
A frota do Brasil (carros de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas) passou de 9,3 milhões de veículos em 1980 para 38,2 milhões em 2009 - aumento de 310,7%. As emissões de gás carbônico do transporte rodoviário passaram de 65 milhões de toneladas para 167,1 milhões de toneladas (aumento de 156,6%).
Em 2020, a expectativa é de que a frota chegue a 48,7 milhões de veículos e o setor de transporte rodoviário emita 267,5 milhões de toneladas do gás.
via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário