CETADIV album

CETADIV album
CETADIV promo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ford elétrico

Novos veículos elétricos Ford: saindo do forno

Por Ayslan Garcia | 17 Fev 2011
Ford C-Max Energy
Economia de combustível e proteção ao meio ambiente. Sim, os elétricos vêm principalmente para atender à necessidade mundial por sustentabilidade (que também é um dos pilares da marca Ford). Mas seu advento envolve questões estruturais, ligadas ao abastecimento destes carros, além de culturais (adquirir o hábito de plugar o carro na tomada, assim como fazemos com os telefones celulares, por exemplo) e, essencialmente, da escolha pelo veículo certo.
Pensando nisto, a Ford acaba de anunciar o lançamento de três novos modelos de elétricos – o Focus Electric, o C-Max Energi (primeiro híbrido plug-in) e o C-Max Hybrid –, firme em seu propósito de tornar a eletrificação uma realidade de muitos, empregando tecnologia avançada e oferecendo carros acessíveis e fáceis de operar, mantendo ainda o prazer de dirigir característico dos automóveis da marca. Com eles, a Ford passa a ser a maior fabricante de elétricos da América do Norte, com cerca de 140 mil carros híbridos circulando pelas ruas. A medida que disponibiliza este tipo de automóvel no mercado oferecendo várias opções aos clientes, a Ford espera fazer com que sua adaptação a eles seja a melhor possível.
Entre as funcionalidades e tecnologias desta nova geração “elétrica” destacam-se uma exclusiva versão do sistema de conectividade MyFord TouchT, desenvolvida especialmente para os veículos elétricos, um gerenciador de recarga de energia econômica Microsoft e o MyFord Mobile, um aplicativo de smartphone disponível nos EUA, que oferece controle remoto aos proprietários de veículos plug-in. Além desta inteligência em conectividade, os elétricos Ford contam com recursos que garantem alta eficiência energética, sem comprometer a dirigibilidade, como frenagem regenerativa suave, aceleração forte interior confortável, entre outros.

Focus Electric
Primeiro modelo de passageiros totalmente elétrico da Ford, o Focus Electric é equipado com baterias de íons de lítio com autonomia para cobrir a maior parte dos hábitos diários de rodagem do motorista (casa-trabalho-compras-casa, por exemplo), sendo mais econômico que o concorrente o Chevrolet Volt. Poderá ser recarregado em casa usando a estação de carga de 240V, com tempo de recarga completa entre 3 e 4 horas.
Baseados no Ford C-Max, novo veículo multiuso cinco lugares, tanto o C-Max Energi, quanto o C-Max Hybrid utilizam arquitetura híbrida Ford powersplit, uma nova geração de recursos de interatividade e sistemas avançados de baterias de íons de lítio. O C-Max Energi, primeiro híbrido plug-in do mercado, oferecerá autonomia de 800 km – combinado bateria e combustível-, maior autonomia do que qualquer outro automóvel plug-in ou elétrico do mercado. Este modelo poderá ser 100% recarregado em casa na tomada de 120V durante a noite, com todo conforto, o que maximiza a autonomia no modo elétrico.
Já na versão totalmente híbrida, o C-Max Hybrid vai oferecer ainda mais economia que o próprio Fusion Hybrid (17,7km/l), que é o sedan com consumo de combustível mais eficiente no continente norte-americano. Assim como o Fusion Hybrid, este C-Max contará com um motor de tração elétrica e outro a gasolina de ciclo Atkinson, sendo que a partida é feita no modo elétrico para que o motor a gasolina só entre em operação quando necessário.
Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company, explica que “A estratégia que envolve estes lançamentos faz parte do compromisso da Ford de desenvolver tecnologias inovadoras e acessíveis para o maior número possível de pessoas, como parte da visão de oferecer produtos com excelência, construir um negócio sólido e contribuir para um mundo melhor”.

Quer Ficar por dentro dos últimos acontecimentos automobilísticos? SIga-nos no Twitter: @CETADIV_Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário